5.
Terapia On-line
A internet é um facilitador no cotidiano. Pagamos conta, fazemos compras, reservamos ingressos para cinema... Essa tecnologia pode ser usada também para tratamentos de saúde mental, como a terapia. Visto que o Brasil é considerado segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o país que possui a maior taxa de ansiedade e depressão do mundo.
Sabemos que a maioria dessas pessoas diagnosticadas não se tratam. A grande pergunta é: porque não se tratam? Existem várias respostas, mas uma delas com certeza absoluta é a falta de acesso, ou tempo hábil para realizá-los. Com isso, o Conselho Federal de Psicologia autoriza que os psicólogos façam todas as consultas com os pacientes de forma virtual (CFP nº 11/2018). Autorizando o uso de plataformas virtuais — como Skype, WhatsApp e Hangouts.
Tempo de duração do Atendimento On-line
Assim como uma sessão presencial, o atendimento on-line possui o tempo médio de duração de 50 minutos a partir do horário agendado pelo analista e analisando. Evitando a interrupção por eventos externos.
Segurança e Privacidade
O atendimento virtual deve ocorrer com boas condições de imagem e de som por meio de uma conexão adequada à internet. O uso de fones de ouvido e microfones, auxiliam na clareza e na manutenção do sigilo das informações.
Utilizar um ambiente virtual criptografado. Assim, apenas as duas pontas de comunicação (terapeuta e paciente) possuem acesso à conversa;
Não utilizar equipamentos públicos ou compartilhados para fazer o atendimento on-line;
Instalar antivírus e firewall de qualidade em seu equipamento de acesso ao atendimento.
Há muitas pessoas que utilizam a terapia on-line para dar continuidade a um acompanhamento que já é feito presencialmente e que foi interrompido por fatores externos.
Mas também há pessoas que já escolhem começar o acompanhamento psicológico via on-line, seja por praticidade, por dificuldade de locomoção, por restrição de horário, por considerar que esse tipo de contato é mais fácil que uma sessão presencial, dentre outros motivos.